sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A MAGIA QUE UM GUARDA-CHUVA TRAZ...






Dia sete de Dezembro, na Gold, tivemos a premiação que a Faculdade Veris realiza para os cursos de Comunicação. Na ocasião, as agências formadas em cada semestre receberam o prêmio por tanta dedicação e tanta luta. Parabenizamos as agências que concorreram, e sobretudo aquelas que foram contempladas. Em honra a este momento, algumas considerações são necessárias; algumas reflexões sobre o "sucesso".

Existe uma fórmula para a vitória ? Sun Tzu talvez dissesse sim... mas não se trata aqui da Arte da Guerra... subir ao pódio de um MIX de Comunicação tem mais a ver com a Arte de se Viver. A arte de se saber o que é a Vida. Na conhecida música "Vida Real" (que infelizmente foi banalizada por certo programa televisivo) temos algumas estrofes emblemáticas. Entre elas:

O MUNDO É PERIGOSO
E CHEIO DE ARMADILHAS
-- DE MISTÉRIO E GOZO,
VERDADES E MENTIRAS...

VIVER É QUASE UM JOGO
UM MERGULHO NO INFINITO.
E SE SOUBER BRINCAR COM FOGO...
... NÃO HÁ NADA MAIS BONITO.

Esse é o mito da vitória -- de uma certa predestinação, ou superioridade daqueles que se tornam os "vencedores". Nada mais longe da verdade: não há "atalhos" para a glória... até porque "vencer" é apenas um ponto de vista. E esta música do RPM nada mais é do que uma brincadeira com esse tema; onde a paródia é evidente no título: "Vida Real". A vida real não é assim; ela não traz consigo um "roteiro". Não há "fórmulas de sucesso" -- existem etapas onde a qualidade é cultivada, pouco a pouco.

Nas palavras do nosso membro Giordano Cordaro: "[...] a essência de todo o trabalho MIX está em se portar como um grupo/agência do início ao fim. Trabalhar em grupo significa colaboração, apoio, críticas e esforço coletivo. E se mandamos tão bem hoje foi pq em momento algum deixamos de ser uma unidade."

O cuidado e a busca por excelência devem ser levados em conta a cada passo da jornada. Ao contrário dessa canção do RPM, o "fogo" deve ser evitado a todo custo -- pois é um tolo aquele que crê ser imune aos perigos do descarrilamento ao longo da caminhada. O trabalho em equipe exige essa atenção... e no caso, a Agência Brandstorm teve que lidar desde cedo com essa realidade. Em certa ocasião, a nossa integrante Jéssica Rojas colocou: "gente, não estamos falando de defeito ou coisa e tal. Agora JÁ FOI, não adianta também ficar colocando a culpa em ninguém e tudo mais. Agora vamos com garra na apresentação e tudo mais =) ..."

O cenário já envolve questões delicadas desde o início: sete pessoas, completamente diferentes umas das outras... com visões muito próprias sobre a vida, e com metas pessoais a serem satisfeitas através das atividades do grupo. Sim, porque não basta estar em dia com o planejamento da agência: é preciso obter algum ganho emocional disso -- algo normal e próprio de nossa condição humana. Em termos simples: é preciso que as tarefas da equipe façam felizes os integrantes dela. Só a realização pessoal traz resultados absolutos, plenos.

Mas a coisa não fica só nisso: estamos falando de uma agência de publicidade, e o "encaixe" deve estar também nas idéias, na criatividade colocada em cada projeto. E às vezes o acordo das vontades não é imediato. Seja porque as possibilidades foram contrárias, seja porque houve o simples desencontro de horários. E é nesses momentos que se deve redobrar o cuidado com a harmonia do grupo, que se deve ter comprometimento. Como disse Mirian Diehl: "Criatividade é essencial e sempre bem vinda. Mas pra funcionar depende muito do comprometimento do grupo e do tempo para desenvolver a idéia..."

Comprometimento é um ingrediente importante, mas organização também é... e nesse quesito Luara Venancio contribuiu muito: "Brands é o seguinte, não iremos nos reunir neste sábado, pois alguns não poderão ou nao confirmaram presença. Então, na segunda feira, iremos fazer uma reunião IMPORTANTE na hora do intervalo, para definitivamente começarmos a dividir as tarefas para o MIX. Todos concordam? Obs: Não podemos perder mais tempo."

Comprometimento, organização... elementos inúteis sem Profissionalismo. Flavia Matos disse bem: "Não tô dizendo que a gente tem que viver grudado um no outro e não ter vida social na faculdade fora da agência. Mesmo porque eu não falo de dinâmica pessoal, mas profissional. Para isso, precisamos criar uma certa intimidade pra saber como cada um é, funciona, trabalha, pensa, para podermos identificar o potencial de cada um e definir qual a melhor maneira de contribuir dentro da agência. Penso que devemos respeitar o processo. Um coletivo não se forma espontaneamente se não houver alguma ação.Do contrário, não é um coletivo.É apenas um grupo de pessoas."

Pode parecer complicado, difícil, mas tanto esforço rende bons frutos, aliás... ótimos frutos. Como disse Bruno Victor horas antes da premiação: Gente, eu nem sei o que falar, de boa. Vocês foram meu semestre!  ... minha agência de que me orgulho DEMAIS! Meus amigos, profissionais e amigos, o melhor dos dois mundos na nossa agência. Cada um com a sua história particular, comigo e com os outros, e ao mesmo tempo tudo uma história só!"

Comprometimento, organização, profissionalismo, união... falta alguma coisa ? Sim, auto-conhecimento: consciência de si mesmo, de seus próprios limites e de sua própria capacidade. Flavia Matos expressou isso muito bem, também horas antes do evento na Gold: "Brands, hoje é um grande dia! Após toda nossa saga pra realizar esse MIX, que foi lindo, hoje vamos celebrar muito mais do que uma premiação; vamos celebrar o fim de um ciclo que nos uniu para realizar algo fantástico, em todos os sentidos. E nós fizemos um excelente trabalho, sem dúvida nenhuma! Eu, assim como todos vcs, quero DEMAIS ganhar esse MIX. Mas pode ser que - por milhões de motivos- isso não aconteça. [...] Por isso, Brands queridos, avaliem-se vcs mesmos; julguem as suas notas; escolham seu lugar no pódio. Hoje a noite, se o resultado não for o mesmo que o da banca avaliadora, [...]. Suba no palco com a cabeça erguida, um sorriso na cara e o coração tranquilo pra pegar qq lugar, porque dentro de vc, vc carrega a sua verdade e qd vc tem isso, nada nem ninguém pode te abalar. Eu já avaliei nosso projeto e escolhi nosso lugar no pódio. E vcs?"

Como se vê, nada é gratuito quando o assunto é "chegar lá". E o intuito de expormos aqui alguns detalhes do dia-a-dia da Agência Brandstorm é o de homenagear TODAS as agências participantes -- com seus altos e baixos, seus talentos e suas fraquezas, seus medos e suas expectativas, sua fé e sua dedicação.

Porque se houve ganhadores no MIX, isso se deve ao ambiente favorável que a incrível sala M9 possui para o desenvolvimento das habilidades de cada aluno seu.



Parabéns a todos, e em nome de nossa Agência, agradecemos o apoio e o carinho recebidos.


Obrigado.